Castelo Rá-tim-bum


Episódios do Castelo Rá-tim-bum
#
Nome do Episódio
Personagem visitante
Descrição
01
Nenhum
É o primeiro episódio da série. Quando Zequinha, Pedro e Biba estão voltando da escola, Nino lança um feitiço e os atrai para o Castelo. Eles se tornam amigos de Nino e dos habitantes de Castelo.
02
Etevaldo
Um ET aparece em pleno castelo e sua chegada acaba assustando todo mundo, depois de se aproximar de Nino e dos outros, o ET acaba lendo um dicionário inteiro e aprende a falar português ficando amigo de todos! Mais tarde, se descobre que o ET era um velho amigo do Doutor Victor e tinha vindo fazer uma visita, no final como ninguem entendia o nome verdadeiro do ET, o Zeca acaba apelidando ele de Etevaldo.
03
Caipora
O pessoal conhece a Caipora, uma personagem do folclore que aparece sempre quando alguém assovia.
04
Penélope
O pessoal conhece a Penélope, uma jovem repórter. Nino finge que é Dr. Victor para impressioná-la. Pedro finge que é Zequinha. Este finge que é Pedro. Biba finge que é Morgana. Colaborando ainda mais com as lorotas de Nino! Isso gera uma grande confusão. Porém o proprio Doutor Victor aparece no final pondo fim em toda a história...
05
Dr. Abobrinha
O pessoal conhece o Dr. Abobrinha que aparece no castelo querendo comprá-lo para derrubá-lo e no lugar construir um prédio de 100 andares! O verdadeiro nome dele mesmo é Doutor Pompeu Pompilho Pomposo! Porém no final das contas ninguem acaba concordando com a idéia e o Doutor Abobrinha é obrigado a ir embora...
06
Bongô
Zeca, Pedro e Biba conhecem o Bongô. O Nino já o conhecia. Nino acaba comendo uma pizza inteira e acaba ficando com uma tremenda dor de barriga.
07
Penélope
Penélope fotografa todos no castelo, mas se esquece da Celeste e então ela resolve ir embora do Castelo.
08
Etevaldo
Nino inventa a matemáquina, um objeto de estudo de matemática que tinha a capacidade de multiplicar as coisas! Porém a idéia do objeto era pra multiplicar comida... Mas acidentalmente acaba acertando as pessoas do Castelo formando clones! Entre eles o Etevaldo... Cabera ao Nino resolver essa situação!
09
Dr. Abobrinha
Celeste faz aniversário e o Dr. Abobrinha volta ao castelo... O Doutor Abobrinha propoem um pedido de desculpas a todos por sua primeira passagem no castelo levando um monte de presentes em troca de uma assinatura de perdão... Ninguém assina achando aquilo muito estranho... Eis que ele engana a Celeste para que assine o contrato em troca de um monte de presentes. E a mesma assina, mas o papel era o contrato de venda do Castelo! Porém com uma idéia ardilosa do Nino, o mesmo recupera o contrato e o Doutor Abobrinha vai embora com seu plano falho! No final, acontece uma grande festa para Celeste.
10
Caipora
Episódio em que o pessoal encontra várias cascas de bananas pelo Castelo.
11
Penélope
Dr. Victor vai viajar e manda Celeste ficar no comando do Castelo, a mesma cria um regime extremamente autoritário! Com formulários para entrada e tinha que ser tratada como rainha! Com raiva, o pessoal do Castelo se reuniu gerando contra ela gerando uma grande confusão! No final todos acabam tendo que fazer uma eleição para ver quem tomaria conta do castelo.
12
Etevaldo
Nino estava sem nada para fazer e tem a idéia de fazer um foguete de papelão para uma viajem espacial, porém ele se empolga tanto com a idéia que esquece de colocar o motor... Embora o proprio pessoal do castelo ja duvidava que mesmo com motor e tudo a caixa de papelão não voaria, porém o Etevaldo apareceu e consegue fazer o foguete decolar! Eis que o Etevaldo desaparece no meio do caminho assustando a todos, mas o foguete apareceu sem mais nem menos de volta no castelo! O final do episódio deixa uma dúvida se a viajem realmente existiu ou foi imaginação de todos?
13
Bongô
Zequinha tirou seus sapatos para brincar, mas acaba perdendo-os.
14
Dr. Abobrinha
Dr. Abobrinha se disfarça de diretor de cinema e contrata o pessoal para participarem do seu filme! O Abobrinha cria o roteito e todos começam a trabalhar no filme! Durante o episódio são filmados várias cenas no estilo cinema antigão e com a cena final o Nino teria que assinar o contrato de venda do castelo! Mas... Mais uma vez não deu certo...
15
Caipora
Nino inventa o desafinofone e cria uma barulhada no Castelo. A Caipora chega e diz que o Castelo está muito barulhento, então o pessoal tenta fazer menos barulho.
16
Bongô
Zeca, Biba e Pedro quebram sem querer o troféu do Dr. Victor jogando bola no castelo.
17
Penélope
O pessoal monta uma peça de teatro.
18
Caipora
O saci escapou de um livro da biblioteca e começa a aprontar todas as confusões no Castelo.
19
Dr. Abobrinha
Nino está com dor de cabeça e toma remédios que o Dr. Abobrinha lhe deu, e começa a se sentir mal.
20
Etevaldo
Nino fica tão empolgado na sua nova invenção que fica dias sem comer! Com tudo no final ele descobre que tinha inventado uma panela... A frustração disso, junto com os dias sem comer acabam deixando o Nino doente e fraco e para salvá-lo todos acabam se juntando e fazendo um grande almoço!
21
Penélope e Dr.Abobrinha
Nino e Celeste fazem uma dupla sertaneja e querem que Penélope os levem ao seu programa de TV. Penélope diz que não dá por que estava ocupada naquele dia. Dr. Abobrinha vê tudo e chega no castelo disfarçado de Penélope dizendo que todos só vão aparecer na TV se assinarem o contrato disfarçado.
22
Caipora
Nino não quer mais ser criança e vira um adulto.
23
Penélope
Nino e as crianças ficam com ciúmes da Biba, porque ela foi ao programa da Penélope e não os convidou.
24
Bongô
Nino e os outros resolvem pedir uma pizza, mas o Bongô sumiu... E eles ficam a tarde esperando para conseguir falar com ele. Eis que o Bongô aparece no castelo mas sem pizza, pois ninguem tinha conseguido falar com ele e ele só estava de visita... Para remediar a situação o Bongô sugere um concurso de sanduiches para repor a pizza, só que os garotos acabam exagerando demais nos ingredientes deixando os sanduiches horriveis... Nino entra atrasado no concurso com um pão com mantega mas com o que havia acontecido com os outros lanches acaba sendo o grande vencedor! Com a enrolação para fazer os lanches acaba ficando tarde e todo mundo acaba indo embora do castelo sem comer...
25
Etevaldo
Nino encontra uma coelha na frente do Castelo.
26
Bongô e Dr.Abobrinha
Nino faz uma dança da chuva e cai uma tromba d'água. No mesmo dia, ele e as crianças pedem uma pizza de promoção na pizzaria do Bongô, o qual devido à chuva provocada por Nino, está atrasado e não pode comparecer com o pedido de Nino e seus amigos. Sabendo de toda a situação, Dr. Abobrinha se disfarça de Bongô e vai entregar a pizza da promoção, com a forma de pagamento sendo feita através de ser assinado o bilhete trazido por ele. Empolgado, Nino promove um concurso de dança, e nisso e em outros detalhes, eles começam a desconfiar do estranho Bongô que lhes havia entregado a pizza. Até que o próprio Bongô da as caras no castelo gernado uma grande confusão!
27
Bongô
Dr. Victor faz um quadro e Nino o mancha com tinta rosa. Agora ele vai ter que fazer alguma coisa, antes que o Dr. Victor chegue!
28
Etevaldo
Nino se declara de férias e pretende viajar o mundo com seus amigos... Eis que o Etevaldo volta a Terra, e quer convidar a todos para uma viajem espacial... Porém junto com ele acaba vindo a Léia, uma geléia que ele encntrou pelo caminho... No final todos acabam discutindo para onde eles iriam e acabam decidindo ir para a Lua.
29
Penélope
Nino escreve um romance e a Celeste voa.
30
Caipora
Nino planta o pé-de-feijão, a Caipora come as frutas e deixa as cascas, que viram adubo.
31
Dr. Abobrinha
Dr. Victor decide pregar uma peça em Dr. Abobrinha, pedindo a Nino que entregasse um invento secreto a um certo 'Capitão Baleia', do qual Dr. Abobrinha se disfarça.
32
Caipora
Caipora usa uma roupa de mergulho e anda no Castelo assustando todo mundo sem querer.
33
Bongô
Nino não consegue escolher a fantasia pro carnaval. O Lobo Mau fugiu do Zoológico e dá as caras no Castelo! Sem o Dr. Victor pelo castelo, Nino pensa se tratar de seu tio fantasiado de lobo.
34
Máquina do Tempo
Etevaldo
Nino viaja ao passado com Etevaldo para impedir que um pergaminho seja destruído na Biblioteca de Alexandria. Este capitulo ficou anos sem ser exibido sem mais nem menos...
35
Bongô
Nino resolve fazer faxina e deixa tudo de pernas pro ar.
36
Penélope
Nino inventa um desirritador, ele primeiro irrita todo mundo para tentar testar o seu invento, para depois descobrir que ele não estava funcionando!
37
Nenhum
Episódio em que os contos de fada somem.
38
Etevaldo
Nino bagunça o Castelo e inventa um robô para fazer a limpeza do castelo. Com o Etevaldo, Nino planeja sair de férias, aproveitando que o robô estava fazendo uma faxina geral, mas o Robô perde o controle e acaba quebrando o Castelo inteiro!
39
Quem Procura, Acha
Etevaldo
Dr. Victor perde o guarda-chuva e o Nino perde o videogame.
40
Sole Mio
Penélope
Nino inventa um aquecedor e o pessoal se esquenta com ele.
41
Bongô
Nino descobre onde estava um dos livros de magia do Dr. Victor e começa a mexer sem pensar nas consequências! Com isso, ele passou por todas as estações no mesmo dia e descobriu que o livro só fazia três feitiços de uma vez, o terceiro e último permaneceria para sempre! Com isso sente temor de que seu tio lhe transforme em um sapo!
42
Falta de Água 
Etevaldo
Nino resolve não tomar banho, mas o Mau se entala no cano e trava todo o encanamento fazendo o castelo ficar sem água. Enquanto isso, Etevaldo descobre o que é a água e por que ela é tão importante.
43
Uma Babá nada boba
Nenhum
Nino faz birra e Dr. Victor contrata para ele Naná, a babá.
44
Cupido à solta
Etevaldo
Nino anda de patins, e conhece a prima dele, a Eduardina. Nisso, Cupido, o deus do amor invade o castelo e Morgana percebe sua presença, indicando que o castelo corria perigo, correndo risco de uns se apaixonarem pelos outros, Adelaide pensa se tratar de uma tragédia e custa a entender. Etevaldo está apaixonado por uma moça de seu planeta e pede conselhos a Nino para que possa se aproximar da mesma. No mesmo dia, ao conhecer sua prima Dina(Eduardina), Nino parece não gostar muito dela, o que ela retribui da mesma maneira, mas se apaixona pela mesma ao ser flechado por Cupido. Dina e as crianças também são atacadas, se apaixonando umas pelas outras e causando a confusão no castelo.
45
Dor de Dente 
Dr. Abobrinha
O Mau não quer ir no dentista e o Dr. Abobrinha se passa por dentista indo até o castelo, e quase arrancando o dente do Mau.
46
Voltando a ser Criança
Bongô
Dr. Victor, Zequinha e Mau bebem da poção mágica e voltam a ser como eram antes.
47
Gincana
Penélope
Nino inventa uma brincadeira de menino e a Biba inventa uma brincadeira de menina. Como ninguém se entendeu nesse dia, Nino criou uma gincana para descobrir quem era melhor entre os meninos e as meninas. A disputa por fim acabou empatada.
48
Aula de Magia
Caipora, Tíbio e Perônio
Nino pega o chapéu mágico do Dr. Victor e vira o vaso no mesmo dia em que o Tíbio e o Perônio dão as caras no Castelo.
49
O Relógio do Tempo 
Etevaldo
Nino conserta a máquina de música, em um dia que o Doutor Victor estava testando um novo invento que ele falou para o Nino não mexer nele em hipótese alguma, pois os resultados poderiam ser catastróficos! Por coincidência, o Etevaldo apareceu no dia e acabou mexendo sem querer enquanto Nino não estava por perto, a invenção fez a Terra parar de girar e todos os relógios do planeta pararam independentes das suas baterias!
50
Professor Contratado 
Dr. Abobrinha
Nino não consegue calcular a conta que deu ao Gato Pintado e o Doutor Abobrinha se disfarça de Professor para tentar comprar o Castelo.
51
Uma Viagem Pelo Brasil 
Bongô
Episódio em que o pessoal arruma as malas para viajar junto com o Bongô pelo Brasil, porém isso não passou de um mal-entendido e isso gerou uma confusão tamanha!
52
TV Mania
Penélope
Episódio em que o pessoal fica vidrado horas na TV para assistir um filme. Mas quando ele ia começar a TV desliga sozinha e o Castelo fica cheio de pegadas. Eis que todas as luzes do castelo se apagam e um monstro surge no castelo sem mais nem menos! O Nino e os outros se escondem no quarto e tentam entender a situação... Eis que eles vem a Penélope chegar no castelo e ser rapitada pelo monstro! Vendo aquilo o Nino não pensa duas vezes e começa a procurar seu anel de magia, criado para situações de emergência! Com o anel o Nino consegue derrubar o monstro e descobre que era o Doutor Victor disfarçado que tinha combinado aquilo com a Penélope para tirar eles da frente fa tv!
53
Zula, a Menina Azul
Penélope
Episódio em que Zula (A menina Azul) entra no Castelo por acaso. Todos ficam com preconceito contra ela, devido ao fato de ela ser diferente.
54
Perguntas Milionárias
Dr. Abobrinha
O pessoal do Castelo estava sem dinheiro para pagar as contas e ai aparece o Doutor Abobrinha com o jogo milionário da Roda da Fortuna que era aparentemente a solução do problema, mas era só aparência mesmo.
55
Penélope, Etevaldo, Caipora, Bongô, Dr. Abobrinha, Tíbio e Perônio
Episódio em que Morgana faz aniversário e convoca todos para sua festa. Etevaldo, Bongô, Penélope, Caipora e até o Tíbio e o Perônio apareceram na festa. Com toda a festa, o Doutor Victor misteriosamente não voltou do trabalho deixando uma grande preocupação!
56
O Tambor Africano
Bongô
Nino recebe uma encomenda da África e abre a caixa sem permissão! Mal sabia ele que aquele instrumento tinha o poder de paralisar quem estivesse a sua volta!
57
Dormir Fora de Casa 
Etevaldo
Ao brigar com o irmão do meio, Etevaldo foge para o Castelo. E fica morando lá até surgir uma outra briga! Um fato notável nesse episódio é que o Etevaldo comete um grave erro conceitual, que não é corrigido: emprega a unidade "ano-luz" no sentido de tempo, quando fala que "não sabe o que é comer um bolo há 600 anos-luz", quando na verdade ano-luz é uma unidade de comprimento. O interessante é que no episódio 12 ele faz o uso correto, quando fala que seus pais o esperam há 2000 anos-luz da onde ele, o Nino e as crianças estão.
58
Onitomino
Penélope
O pessoal constrói um esqueleto de dinossauro no Castelo. E Nino quer usá-lo para dar um susto nos seus amigos.
59
É Proibido Entrar com Animais 
Nenhum
Episódio em que o pessoal faz um passeio ao zoológico, mas os animais são proibidos de entrar. Porém, Adelaide e os demais bichos do castelo dão um jeito de secretamente dar as caras por lá.
60
Economia Doméstica
Dr. Abobrinha
O Dr. Abobrinha se disfarça de inspetor do desperdício. Como o pessoal do Castelo está desperdiçando muito, ele começa a soltar o verbo, jogando seus papéis em tudo que representa o desperdício. (É notável que essa foi a terceira participação do Doutor Abobrinha na série e não o episódio do cinema... Pois foi nesse capítulo que o Doutor Abobrinha tem a entrada proibida e começa a se disfarçar!)
61
O Tesouro dos Desejos
Bongô
Episódio em que Nino encontra o mapa do tesouro. Um tesouro que estava escondido a séculos no castelo e que dentro dele teria o desejo de quem o encontrasse (esse episódio conta com a participação do Neneco). O tesouro por fim estava escondido atráz do elevador da oficina...
62
Surrebrifru
Caipora
Nino monta um quebra-cabeça de 200.000 peças e faz um surrebrifru(super-remelexo brilhante de frutas). A Caipora sem querer destrói o quebra cabeça e come o surrebrifu inteiro! O Nino perdeu a paciência e brigou com ela, assim a Caipora foi embora e o Nino e seus amigos tem de ir até o mundo onde os personagens do Folclore viviam para pedir desculpas.
63
Eugênio, O Gênio da Lâmpada
Penélope
Episódio em que Nino conhece um gênio que havia sido amigo do seu tio. O Gênio lhe oferece um desejo e ele pede para ganhar 5 milhões em dinheiro. Só que o Gênio é meio surdo e não entende direito o pedido! E acaba trazendo cinco espigas de milho gigantes frustrando as espectativas de todos!
64
Brinquedos 
Dr. Abobrinha
Nino constrói um autorama e não encontra o fio. Nesse episódio, Zeca leva seus dois amigos para o Castelo, a Mariana e o Neneco. Eles aproveitam os brinquedos para fazer de conta que é Natal e assim o Doutor Abobrinha entra disfarçado de Papai Noel para novamente tentar comprar o Castelo! (Mais um episódio fora da cronologia, pois como poderia o Tesouro dos Desejos que o Neneco aparece ser antes desse sendo que ele conhece o Neneco nesse episódio do natal?)
65
Almoço Reforçado 
Caipora
Morgana faz um almoço e o pessoal, não muito afim de comer, chamam a Caipora, que come toda a comida para eles. Mas eles percebem que comer é muito importante, porque, como a Caipora comeu todo o almoço, ela fica muito forte e ganha a gincana proposta pelas crianças para ver quem é o mais forte.
66
Quem canta, seus males espanta!
Bongô
Nino briga com o Doutor Victor por causa de uma apresentação musical. O Doutor Victor deixa o Nino sem voz e vai para a apresentação. Durante sua distração, Nino consegue desfazer o feitiço e descobre que não pode falar, mas pode se expressar cantando. Por sorte do Nino, o Bongô fazia parte do grupo que tocaria naquela noite e por coincidência o grupo teve um problema e o Bongô chama todos para cantarem na Apresentação!
67
Viagem de Barco
Nenhum
Doutor Victor teria um jantar muito importante, e o Nino descobre que quem iria jantar com seu tio era o grande Almirante Costa. O comandante ja havia cruzado os Sete Mares e enfrentado piratas! Aproveitando, o Almirante convidou o Nino para uma viagem a bordo do seu barco!
68
Penélope
Episódio em que Dr. Victor conta a história de Leonardo da Vinci.
69
No Fundo do Mar 
Etevaldo
O Nino monta uma praia no meio da sala com direito a coqueiro, areia, brisa e até a som de gaivotas (feito por Celeste). E com seus amigos eles começam a brincar de surf e etc. Nisso chega o Etevaldo e entra na folia. Com isso, a Morgana acorda e manda que todos arrumem a sala. O Nino sabia que a única coisa que deixaria que eles continuassem com a folia era uma pérola de verdade. E o Etevaldo consegue levar todo mundo para o fundo do mar!
70
O Cometa X 
Bongô
O Doutor Victor anuncia a descoberta do Cometa X que passa perto da Terra a cada 1000 anos e passaria por lá naquela noite. Eis que todo mundo passa a noite do castelo e ninguem conseguia dormir! Eis que rola várias confusões a noite! Por fim eles fizeram vários lanches durante a madrugada e por pouco não perderam o cometa, conseguindo dormir uma hora antes da passagem! Por sorte o Bongô apareceu durante a madrugada e eles não perderam! (Esse foi um dos poucos episódios que se passa a noite.)
71
Caipora
Episódio em que Caipora manda uma escultura de argila para o Nino. Ele a odeia, pois a acha horrível e resolve escondê-la. Quando a Caipora volta, ela percebe que Nino não gostou da escultura e fica triste. Nino resolve dar um presente para a Caipora, mas ela também o acha feio.
72
Rádio Rá Tim Bum
Bongô
Dr. Victor faz uma viagem ao navio do Almirante Costa e se comunica com o pessoal atráves de uma rádio amadora. Sendo assim, eles acabam criando uma rádio, a Rádio Rá Tim Bum.
73
Por que Chorar?
Penélope
Dr. Victor viaja para Europa, uma das treze luas de Júpiter e o Nino se sente triste. A Penélope tem de participar de um programa e precisa chorar, mas não sabe como. O pessoal tenta ajudá-la.
74
Nenhum
Nino abre um livro mágico e o Mau se tranforma em um monstro malvado mesmo! Quando as crianças chegam, o Mau as assusta. Ele rapta a Celeste, mas Nino, Biba e Zeca desaparecem misteriosamente. Agora, cabe a Pedro resgatar Celeste e fazer com que o Mau volte ao normal.
75
Domingo de Páscoa 
Nenhum
O pessoal tem que encontrar as dez pistas para acharem os Ovos de Páscoa.
76
Penélope
Penélope e Ulisses, seu marido, têm uma bebê. Eles a chamam de Nina, em homenagem ao Nino.
77
O Passarinho Ferido
Bongô
Biba encontra um passarinho ferido e o leva para o Castelo. Todos cuidam muito bem dele, mas o passarinho acaba não resistindo e morre. O pessoal fica muito triste, mas Nino descobre que o passarinho deixou três ovos. Com o passar do tempo e ajuda de Adelaide os passarinhos nascem e são soltos para que voem livres!
78
Basquetball 
Nenhum
Nino faz uma quadra de basquetball no castelo. Mas ele tem de fazer o dever de casa, deixado pelo Dr. Victor.
79
Onde Está o Bilhete? 
Dr. Abobrinha
Nino faz um bilhete para o pessoal e viaja com o Dr. Victor para o Japão, o país que fica no outro lado do mundo. O Dr. Abobrinha se disfarça de Nino e tenta comprar o Castelo.
80
Dicionário
Dr. Abobrinha
Episódio em que Nino conhece o Dr. Berinjela, o primo do Dr. Abobrinha e compra o dicionário com um recibo.
81
Bolo Especial de Ameixas
Bongô
Nino faz um bolo e se esquece do leite, como o bolo era de presente para o Dr. Victor, ele acaba pedindo ajuda par o Bongô, que avisa que o leite estava em falta na cidade inteira! Os dois vão de bicicleta até uma longínqua cidade onde moram os pais do Bongô para conseguir o leite!
82
Alfabeto
Dr. Abobrinha, Tíbio e Perônio
Episódio em que Nino ensina o alfabeto para o Zequinha e conhece o Tíbio e o Perônio.
83
Desfile de Moda
Penélope
Episódio em que Nino encontra a bola cantante do Dr. Victor e o pessoal faz um grande desfile de modas.
84
Esconde-Esconde
Caipora
Episódio em que Nino fica invisível.
85
O Avô do Nino
Nenhum
Episódio em que Nino conhece o Dr. Aldebaran, o seu avô.
86
O Palhaço quem é?
Dr. Abobrinha
Dr. Abobrinha se disfarça de dono do circo e contrata o pessoal.
87
Jornal do Castelo
Penélope
Nino não consegue dar recados para o Dr. Victor e resolve fazer um jornal com recados e notícias do dia.
88
Et-Cétera
Nenhum
Episódio em que o pessoal conhecem Et-Cétera, a irmã menor do Etevaldo.
89
Eclipse Solar (Braturismo Tur)
Caipora
Nino e o pessoal resolvem viajar para a praia porém a Caipora surge desesperada falando que naquele dia a Lua taparia o Sol e ficaria noite para sempre! Tais fatos foram recebidos como a notícia do fim do mundo! Porém o Gato Pintado conseguiu esclarecer tudo no final!
90
Festa de Despedida 
Dr. Abobrinha, Penélope, Etevaldo, Bongô e Caipora
Último Episódio, em que a série se encerra. Neste episódio, Dr. Abobrinha faz e manda para o castelo uma suposta carta da prefeitura, que dizia que Dr. Victor tinha recebido uma enorme multa da prefeitura. Com isso ele terá que vender o castelo para pagar a multa e se mudar para um pequeno apartamento onde somente ele, Nino, e Morgana poderão morar. Mas no fim, Abobrinha assume o que fez, rasga o contrato e diz que não vai mais ficar com o castelo.
91
Hora de Dormir (Especial de Natal)
Nenhum
Um menino chamado Daniel está assistindo o Castelo e Nino o chama pela TV. Daniel segue o Ratinho e chega ao Castelo. Nino mostra o Castelo para o visitante e os dois acabam entrando na história "A Bela Adormecida" (esse episódio só foi exibido duas vezes pela TV Cultura: uma vez na noite de 24 de dezembro de 1994 e outra vez na tarde do dia 12 de outubro de 1995 [carece de fontes]).