EDUCAÇÃO MUSICAL

O que é MUSICALIZAR?
Esta é uma palavra muito utilizada, porém, pouco conhecida da sociedade brasileira, afinal, a música é vista apenas como prazer (ou lazer), sem haver preocupação com o ensino estruturado, sem ser considerada uma linguagem importante às relações sociais e à construção do ser humano.

Mario de Andrade sempre perguntava aos novos alunos do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo para que se matriculavam naquela escola. Cada um respondia conforme seu interesse específico (instrumento/canto), mas a resposta que ele queria mesmo ouvir, é que tinham entrado naquela escola para aprender música.

Música não se resume a tocar e cantar, a ler e escrever partituras, a saber teoria musical, história da música, contraponto, harmonia, análise e prática de conjunto. Aprender música implica em aprender tudo isso, mas também em saber apreciar, saber analisar e formar sua própria opinião a respeito da produção musical antiga e atual.

Um dos trabalhos do curso de especialização era contar como se deu o meu processo de iniciação musical. Primeiro pensei em relatar meu ingresso nas aulas de piano, aos 5 ou 6 anos de idade, mas lendo o material recomendado, percebi que era anterior, então lembrei-me das aulas de ballet, que comecei alguns meses antes do piano, nas quais eu tive um grande contato com a música erudita, principalmente de piano. Ainda não era isso, e recordei-me das aulas de bandinha rítmica na escola, quando a professora trazia seu acordeon para a salda de aula e nós tocávamos muito felizes os instrumentos de percussão. De repente dei-me conta de que minha iniciação musical começou muito antes, desde o meu nascimento. Lembro-me de minha avó cantar suavemente um dos mais famosos acalantos do mundo, a Berceuse de Brahms. Também minha avó, me incentivava brincando de roda, ouvindo discos de historinhas e fábulas, músicas de musicais infantis, e até mesmo de gravarmos nossas releituras das músicas desses discos.

Enfim, a música faz parte de nossa vida, portanto, nossa iniciação musical começa no berço, ou até mesmo no ventre materno, e não na escola de música ou na aula de musicalização na escola de educação infantil ou ensino fundamental. Portanto, nossa família é importantíssima em nossa formação musical, afinal, todos os ambientes que freqüentamos estão repletos de elementos musicais que apreciamos, analisamos e reproduzimos com maior ou menor freqüência, conforme nosso gosto e estímulos reforçados por quem nos cerca. Dessa forma, as aulas formais de iniciação musical, não são exatamente nossa iniciação, daí a necessidade de resgatar as tradições e costumes de cada pessoa, de cada família e da região em que estamos. Esse resgate tem por objetivo fazer com que todos conheçam e vivam as tradições de modo a preservar a cultura e o saber popular.

Carin Ottoni