quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ARCA DE NOÉ

Quem viveu nos anos 1980 lembra-se bem dos musicais "A Arca de Noé". Essa deve ser a maior referência de musicalização que tive, pois lembro-me de tê-la explorado ao máximo.
Essas músicas fizeram e fazem parte da minha vida!
Cresci nos anos 1980, na época dos musicais da Arca de Noé. Tenho a fita K-7 (áudio) original "A Arca de Noé", fora que assisti os musicais na TV todas as vezes em que passou, eu cantava junto (naquela época não tínhamos nem vídeo K-7, tínhamos de assistir no horário em que a TV transmitia, com muita atenção). Tenho também outras fitas K-7 gravadas em casa cantando essa música com familiares. Isso mesmo, tenho minha voz aos 3 ou 4 anos de idade cantando essa música... Com toda certeza ela marcou a minha infância.

E quando digo que elas fizeram e "fazem" parte da minha vida, é porque as utilizo no meu trabalho, tanto nas aulas comuns de educação infantil, quanto nas de musicalização. São clássicos da nossa MPB! A poesia infantil de Vinícius de Moraes é muito interessante, seus personagens povoam o imaginário da criançada, fazem rir, e dão margem a inúmeras atividades criativas e à exploração ou à introdução de novos conceitos e conteúdos no dia-a-dia das crianças.







VINÍCIUS PARA CRIANÇAS - A Arca de Noé
Apresentado na faixa de programação Sexta Super, Vinícius para criança teve direção geral de Augusto César Vannucci, direção de Ewaldo Ruy e produção de Marny Elwis.

O programa acabou conhecido pelo nome do disco infantil que serviu de inspiração para sua criação, A arca de Noé. O disco foi feito por Vinícius de Moraes pouco antes de sua morte, em 1980, e, para criá-lo, o poeta se baseou no livro homônimo que escreveu para seus filhos. O projeto de produzir o álbum, exclusivamente direcionado ao público infantil, era um sonho de Vinícius desde a década de 1970, mas somente se concretizou após sua morte, graças a Toquinho, Fernando Faro e Rogério Duprat, que produziram o álbum.

Todas as músicas do disco são de autoria de Vinícius de Moraes, também responsável pela escolha dos cantores que as interpretam.

No especial, permaneceram os mesmos arranjos e intérpretes das canções do LP lançado pela gravadora Ariola no mesmo mês em que o programa foi ao ar.

Vinícius para criança apresentava diferentes quadros com os artistas interpretando as canções de Vinícius de Moraes. Cada quadro recebia um tratamento especial. Para garantir um clima de alegria e descontração ao programa, não foi preparado nenhum script em especial, apenas um roteiro de orientação das gravações, criado por Ronaldo Bôscoli.

As músicas, com arranjos do maestro Rogério Duprat, tiveram os seguintes intérpretes: A arca, Milton Nascimento e Chico Buarque de Hollanda; A porta, Fábio Jr.; A foca, Alceu Valença; A pulga, Bebel Gilberto; As abelhas, Moraes Moreira; O pato, MPB-4; São Francisco, Ney Matogrosso; O gato, Marina Lima; A casa, Boca Livre; Aula de piano, As Frenéticas e Martim Francisco; O relógio, Walter Franco; A corujinha, Elis Regina; e Menininha, Toquinho.
Ao final do programa, Aretha despede-se do poetinha e uma foto de Vinícius de Moraes aparece na tela, congelada. Ao fundo, ouve-se sua voz, declamando versos de Poética I:

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.
A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.
Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem
Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
Meu tempo é quando.

Aretha, filha da cantora Vanusa e do cantor Antonio Marcos, foi a apresentadora do programa. Com apenas seis anos de idade, a desenvoltura de Aretha foi outra agradável surpresa do infantil. Seu desempenho deu tão certo que ela apresentou A arca de Noé II, exibido pela TV Globo no ano seguinte, entre outras atrações infantis da emissora.

Produção:
O cenógrafo Federico Padilla criou espaços amplos, montados no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, permitindo uma grande movimentação dos músicos e atores em cena. A equipe de cenografia também fazia uso de alguns efeitos, como o chromakey recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo. Assim, era possível criar uma atmosfera lúdica, reforçando a poesia de Vinícius de Moraes.

O programa teve figurinos de Olímpio Borges, arte de Elifas Andreato e animação de Stil.

Vinícius para criança contou com a participação do balé da Rede Globo, coreografado por Juan Carlo Berardi.

A abertura de Vinícius para criança mostrava Milton Nascimento cantando A arca, acompanhado por um coral infantil.

Curiosidades:
O programa recebeu prêmios nacionais e internacionais. Em 22/11/1981, competindo com 51 produtores e redes de televisão de 22 países que apresentaram um total de 110 programas o especial foi premiado com o Emmy de Ouro na categoria Popular Arts, durante a nona edição do Annual International Emmy Awards. O Emmy é considerado o maior prêmio da televisão mundial e é concedido pela National Academy of Television Arts and Sciences. No final de outubro do mesmo ano, o programa havia recebido o Prêmio Ondas, oferecido pela Sociedad Española de Radiodifusión, como melhor programa do ano. Na categoria melhor programa estrangeiro, Vinícius para criança ganhou também o Iris Award, concedido pela Associação de Produtores de Programas de Televisão dos Estados Unidos. Em 1982, a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) concedeu o prêmio de melhor musical ao programa.

Vinícius para criança foi doado para a Biblioteca do Congresso norte-americano, junto com outros programas da TV Globo.

O especial foi reapresentado no dia 29/11/1981.

Nenhum comentário: