domingo, 14 de fevereiro de 2010

ESCADA DE MARACÁ

A escada de maracá é um binquedo folclórico muito interessante, pois oferece diversas possibilidades de utilização, todas envolvendo muita criatividade. Sua confecção requer material simples: caixinhas, cola, lápis ou caneta, fitas de cetim, tesoura e contas ou sementes.
Conheci esse brinquedo numa aula do querido professor Francisco Marques, mais conhecido como Chico dos Bonecos, num dos módulos do curso de especialização. Primeiro ele utilizou a escada de maracá para contar uma história, fez inúmeros personagens com ela, e só então nos ensinou a fazer o brinquedo. Também nos apresentou variados tamanhos do brinquedo, desde o tradicional e mais comum, feito com caixas de fósforos, até os extremos, feitos com caixinhas de chiclete ou enormes caixas. Neste link, ele fala sobre o brinquedo, conta uma história e ensina a fazer uma escada de maracá. Além de extremamente criativo e didático, Chico dos Bonecos é extremamente organizado. Vejam a foto do seu material durante a aula que nos deu:

Encontrei no blog do “Mauro Brincante”, um vídeo com o passo a passo da confecção da escada de maracá. Vídeo passo a passo

Nenhum comentário: