domingo, 14 de fevereiro de 2010

BANDINHA DE MATERIAL RECICLADO



Sabe aquela pessoa que não tem coragem de colocar a garrafa PET ou o miolo de papelão do rolo de papel higiênico no lixo comum? Essa sou eu!
Há muitos anos que tento separar o lixo reciclável do lixo comum na minha casa e no meu local de trabalho. Infelizmente, nas escolas a consciência ecológica ainda está muito longe de existir. Mesmo quando se implementam projetos de reciclagem, dificilmente ela ocorre efetivamente, torna-se uma obrigação no início do projeto, mas como não há o envolvimento de toda a comunidade escolar, então logo o que deveria tornar-se um hábito cai no esquecimento.
Mas eu sempre faço a minha parte, e incentivo meus alunos a fazerem o mesmo!
Bom… quando comecei a trabalhar com musicalização infantil, percebi a falta de instrumentos de bandinha para todos os alunos poderem explorá-la (tanto em escolas particulares, quanto da rede pública), então, uni esse fato à reciclagem de materiais, e comecei a confeccionar instrumentos musicais rudimentares com esses materiais. Muito eu juntei na minha própria casa, outros pedi aos alunos que trouxessem das suas, e assim, com a colaboração de todos, consegui organizar os materiais e começar a produzir em quantidade esses instrumentos.
Lógico que ter um instrumento de qualidade em mãos dá outro brilho às canções, estimula mais o ouvido das crianças. Por outro lado, quando as próprias crianças participam de sua confecção, cuidam e valorizam esses instrumentos de qualidade sonora inferior, com muito mais cuidado, com carinho e orgulho.
Então, sempre que possível, comparo os diversos instrumentos, tanto os confeccionados pelos alunos, quanto os industrializados que a escola possui.
Em inúmeros livros de educação musical há instruções de confecção de instrumentos musicais de bandinha rítmica. Como dou aulas na educação infantil, grande parte da confecção de cada instrumento da bandinha é feita por mim, posto que se deixar para os alunos fecharem latas, colarem, dificilmente não terei de refazer.




No ano de 2007 confeccionamos muitos intrumentos musicais para nossa bandinha rítmica com materiais recicláveis e criatividade dos alunos de 5 e 6 anos.
Foram utilizados potes de iogurte, leite fermentado, rolinhos de papel higiênico, papel toalha, papel alumínio (miolo de papelão), garrafas PET, latas de leite em pó e achocolatado, cabos de vassoura...
A nossa banda é diferente
Tem balde, colher, tampa de panela

Nenhum comentário: