quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CASA DE BRINQUEDOS

O musical infantil Casa de brinquedos foi ao ar em 09 de outubro de 1983 e é uma criação de Augusto César Vannucci e Toquinho, com texto de Wilson Rocha e direção geral de Augusto César Vannucci.
Ia ao ar todos os domingos, a partir das 18h e fez parte das comemorações da TV Globo dedicada às crianças e foi todo construído a partir do disco homônimo de Toquinho.
Uma casa de brinquedos sempre foi símbolo de alegria e diversão. Baseado nessa idéia, Augusto César Vannucci construiu um mundo mágico, repleto de histórias de fadas e quadrinhos brasileiros. A condução da narrativa era feita por Aretha.
Uma pequena casa de brinquedos, perdida numa rua escura, é cenário das primeiras seqüências do especial. Ali, um velho artesão (Dionísio Azevedo) cria e conserta bonecos de pano, trenzinhos, bailarinas de corda e outros brinquedos. A solidão e o silêncio do artesão são interrompidos com a chegada de Aretha. Como em uma cena de mágica, o velho senhor desaparece e um polichinelo ganha vida. Ele leva a menina para conhecer os encantadores mistérios daquela casa, que abriga soldadinhos de chumbo, ursinhos de pelúcia, robôs e inúmeros brinquedos.
O primeiro morador da casa que Aretha conhece é o robô, interpretado por Tom Zé. Sempre com algum defeito, ele fala sobre as desvantagens de ser o homem do futuro. Aretha descobre as maravilhas da bicicleta, através da apresentação de Simone, que interpreta a canção A bicicleta. A leveza das bailarinas das caixas de música também encanta Aretha. Elas foram representadas por Lucinha Lins e pelo balé infantil da academia Dalal Aschar. Ao longo do programa, Aretha se depara com outras novidades que também a deixam radiante.
Chico Buarque de Hollanda interpretando O caderno; Toquinho interpretando O avião; Moraes Moreira e Davi Moraes cantando A bola; entre outros nomes da musica brasileira, também participaram do especial.
Produção:
Com o auxílio de recursos como o chromakey (recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo) e de animação, o programa mostrou super-heróis que voavam, figuras desenhadas num caderno que cantavam e um pequeno canhão de brinquedo dançando ao lado de intérpretes.
Bonecos animados também entraram em cena para contracenar com os cantores.
Curiosidades:
O projeto, junto com A turma do Pererê, infantil lançado no mesmo ano, fez parte da linha de especiais infantis criada pelo diretor Augusto César Vannucci.
Casa de brinquedos foi reapresentado em janeiro de 1984.
Bicicleta

http://www.youtube.com/watch?v=JFAXxeYuqrA
Trechos

http://www.youtube.com/watch?v=H7i8gRysoKI
O material musical pode ser encontrado na íntegra em Cantos & Encantos.

Nenhum comentário: